quarta-feira, 25 de junho de 2014

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação - CEDUC
Departamento de Pedagogia
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: Ana Paula Afonso Ságica, Jordânia Sousa da Silva, Viviane Teixeira Rodrigues



INTRODUÇÃO

O Trabalho tem como objetivo mobilizar alunos de ensino médio relacionado os seu estudo com atividades que envolvam a utilização de ciência e tecnologia. Também a valorização da criatividade, atitude cientifica e a inovação.
Esperando com isso conhecer um pouco do pensamento dos alunos e professores em relação as tecnologias, quais vantagens e oportunidades teriam com a utilização delas.

USO DAS TICS NA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA
História da Escola
A Escola Estadual Ana Libória, é uma escola pública de referência em qualidade de educação, que busca sempre, melhor atender à comunidade num resgate à cidadania, como marco referencial. além do conhecimento sistematizado.
O nome da Escola homenageia a professora Ana Libória, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento educacional no Território Federal de Roraima. Ana Libória Thury de Macedo, nascida em Codajás, Município do Amazonas era filha de Manoel Francisco da Rocha Thury e Ana Libória Rocha Thury. Estudou o primeiro grau no Interno Santa Clara, em Manaus. Chegou a Boa Vista em 1932 onde começou a trabalhar como professora municipal. Passou a ser uma profunda conhecedora dos problemas educacionais  do então Território Federal de Roraima. Fundou uma  escola particular que funcionou onde residiu a família Abdala, na Rua Bento Brasil, próximo a Escola das Madres. Nos anos seguintes a professora trabalhou nos lugarejos  do interior do Território, a exemplo Santa Fé - Caracaraí, e no Baixo Rio Branco. Após 11 anos de trabalho, foi acometida de uma doença grave que deixou fora de sala de aula. A professora Ana Libória, viúva do farmacêutico Joaquim Epifânio Pereira e do fazendeiro Antônio Cabral de Macedo faleceu no dia 18 de fevereiro de 1980, em sua residência aos 85 anos de idade sem deixar filhos em nenhum de seus casamentos.  
 A Escola Estadual Ana Libória está localizada  na AVENIDA VENEZUELA Nº 2398, bairro Mecejana e atende hoje 1600 alunos nas modalidades Ensino Médio e Ensino Integrado 9EMI), Curso Técnico em Informática para a Internet. No referido curso, os estudantes aprendem a desenvolver programas e das linguagens de programação. 
E ainda, aprendem a utilizar ferramentas de desenvolvimento de sistemas para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônico, além de manutenção de sites e portais de internet. 
A modalidade de Ensino Médio Integrado ( EMI) foi implantada no Estado de Roraima em 2008, por meio do Decreto 5.154/04 do Governo Federal, que prevê a integração do Ensino Médio Regular ao Ensino Técnico. Por meio desta modalidade de ensino, o estudante une a formação geral (Educação Básica) e a formação técnica. 
Ao concluir os estudos, os alunos estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Na maioria das vezes, ainda no decorrer do curso, os alunos encontram oportunidades de emprego durante os treinamentos e estágios junto às empresas parceiras. AS informações podem ser encontradas mais a fundo também no blog EE Ana Libória Oficial .

O projeto
O Ensino Médio Integrado (EMI) foi implantado nas Escolas de Roraima em 2008, por meio do Decreto 5154/04 do Governo Federal, que prevê a integração do Ensino Médio Regular ao Ensino Técnico. Depois de concluir o Ensino Médio Integrado, o estudante sai especializado e pronto para atuar no mercado de trabalho.
Para os estudantes do curso técnico de informática  para internet da Escola Estadual Ana Libória. " o curso é uma grande oportunidade para os jovens se especializarem em uma área na qual querem trabalhar". A experiência que irão adquirir será muito importante, pois o que aprenderão levarão para o futuro".
A escola dispõe de duas salas de informáticas com acesso a internet. A sala é reservada para os alunos do curso e a outra para os alunos regulares. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS: 
Podemos perceber com o desenvolver do trabalho, os alunos acreditam que o auxilio das tecnologias facilitam na aprendizagem tornando mais interessante a realização das atividades. Citando principalmente a importância do uso da internet, pois nela a distintas informações a serem consideradas.
Aos docentes comentam o meu termo, pois muita tecnologia acaba tirando o foco. 


Referências:

OFICIAL, EE Ana Libória: EE Ana Libória [OFICIAL] desde de 2011. Disponível em http://anamilóriaoficial.blogspt.com.br. Acesso em 26 de abr.2014. 
EDIGLEY, Alexandre, EM DESTAQUE PROFº: Alexandre Edigley dicas sobre TICs aliadas a matemática. Disponível emhttp://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/03/reportagem-do-fantastico-mostra-o-uso-das-novas-tecnologia-nas-salas-de-aula.html. Acesso 26 de abr. 2014.






Nenhum comentário:

Postar um comentário